Skip to content

Projeto: A pesquisa histórica no curso de licenciatura em história e sua aplicação nas salas de aula do ensino público estadual

Este Projeto de Iniciação à Docência teve por objetivo inicial fazer uma avaliação da maneira como são trabalhadas as metodologias da pesquisa histórica no ensino de História nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, considerando este aspecto na própria formação do professor na Licenciatura em História, da UERJ, e da sua prática em sala de aula, através do acompanhamento dos professores e alunos em seu cotidiano escolar. O trabalho é desenvolvido através do acompanhamento daquele curso de Licenciatura e das aulas de História no ensino público, por meio de visitas, questionários, entrevistas e outras medidas de avaliação qualitativa, Optou-se, então, por privilegiar, num primeiro momento, a formação do licenciado em História na UERJ. Realizou-se o levantamento dos documentos referentes ao Colegiado de Licenciaturas e ao curso de História – mais especificamente aqueles relativos à sua licenciatura. Um segundo momento das pesquisas, efetuou-se no contato direto com o cotidiano da sala de aula. Este acompanhamento foi realizado nas aulas de Prática de Ensino Específicas I e II na UERJ e nas aulas de História do CAp/UERJ. Desta forma buscava-se compreender a formação do licenciando em sua base teórico-metodológica, bem como as dificuldades enfrentadas neste momento de formação.

 

Projeto Encerrado

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: